Gosto muito de música, acho que já deu para perceber! As mensagens chegam de acordo com a nossa sede, nossa fome, saciando nossos desejos internos. Ivan Lins é um dos meus compositores favoritos e brilhantemente compôs "Começar de Novo". A música fala da separação de um casal, da força da mulher tentando sobreviver a inexistência do companheiro. É linda e, com certeza fortaleceu muitas mulheres fragilizadas por esse momento tão doloroso das suas vidas. Graças a Deus não é o meu caso contudo, uso sempre uma mensagem desse hino para me energizar em qualquer situação - começar de novo e contar comigo!!! Pode parecer um olhar solitário, mas não é. É um olhar de responsabilização sobre nossas escolhas. Sei que vivemos em diversos grupos e estamos contando com várias pessoas a todo momento, porém quando optamos por um novo caminho nas nossas vidas, não podemos depositar nessas pessoas a expectativa do dar certo. Nós mesmos precisamos acreditar, investir, mergulhar de cabeça com todos os juízos de valores, ordenados ou não. Começar é muito difícil, mesmo para aqueles que já percorreram alguns caminhos. A insegurança e o medo do fracasso sempre passeiam pelos nossos pensamentos. Nova garantia precisa ser renovada, estendida como num eletrodoméstico qualquer. Só que não temos fios e chips, somos mente e coração. Experiências novas servem para cutucar nosso ego, balançar com nossas convicções e obrigar a tomada de novas estratégias. Começar num novo emprego, iniciar um curso, assumir novo cargo, trocar de escola, e tantas outras situações que se encaixam no "de novo". Isso porque na verdade não chegamos a esses lugares zerados, estamos cheios de saberes e certezas que viram dente de leite. Sabe aquela coisa do dente mole que precisa ser arrancado, abrindo espaço para o novo? É mais ou menos isso. Independente de idade, cor, sexo, religião ou qualquer outra forma de caracterização do ser humano - somos humanos. Quando chegamos a um novo lugar na vida precisamos contar com todos os eus que estão adormecidos dentro de nós, instalados no sofá da tranquila estabilidade e dizer com toda firmeza - vamos lá aprender a aprender, utilizando a sábia humildade e tolerância. Vamos lá abrir novos horizontes, possibilitar que a roda da vida continue a girar, permitir que as pessoas saibam quem você é. Vamos lá enfrentar o obscuro tornando-o luminoso e colorido, como um belo adorno para os nossos futuros dias. Tendo a certerza que apesar dos temores, dos frios na barriga, o novo sempre é esperança. O novo é o renovo. O novo é o broto. O novo é a vida renascendo dentro de nós.
E todas as vezes que acreditei que minha vida estava estável, definida, um grande furacão revirava todas as certezas e me mostrava novos caminhos. Até que eu aprendi que estabilidade e definição só a morte traz. Como você disse somos humanos e o ser humano é o único animal que pode mudar de ideia e fazer novas escolhas. Medos, dúvidas, inseguranças são normais diante do novo, do desconhecido, mas não podem ser amarras e nos impedir de começar de novo e saiba que sempre pode contar comigo. Beijos.
ResponderExcluirJanaina, obrigada por estar sempre complementando e colaborando com meus pensamentos em palavras. Obrigada por me dar a certeza de poder contar com você, eu até já sei disso, mas é muito bom ler essas palavras. Bjs
ResponderExcluirTive vontade de começar essa publicação revelando o quanto o é bom começar... recomeçar...brincando com palavras soltas que trazem em si uma certa harmonia, por outro lado, para muitos o começo tem um quê de não sei como, não sei onde...mas que é preciso se manter vivo, pois a vida recomeça a cada dia, e não há certezas de que nossas estratégias nos levarão ao êxito, mas de certo, há algum lugar chegaremos e por isso é tão necessário sabermos para onde vamos. Nossas expectativas são a de que no caminho não haverá pedras, mas se isso fosse possível, tornaríamos todas as manhãs iguais. .. Em vão, nossos dedos das mãos não são iguais. Renascemos a cada dia, com a esperança de que dias melhores virão, mas esquecemos de que somos responsáveis por nossas escolhas.É preciso não esquecer de que temos a oportunidade de iniciar novos projetos a cada oportunidade que nos é concedida, e é " preciso contar com todos os eus que estão adormecidos dentro de nós"...sem deixarmos de lado a vontade de transformar, de fazer renascer a esperança de que podemos fazer de cada momento a oportunidade única de que somos capazes de fazer melhor do que ontem... sem deixar de lado a inteireza humana e por certo, a busca da excelência. Nessa história toda há um pronome que jamais deve ser esquecido: NÓS. Pois a vida é como uma teia constituída nas relações do eu com o outro, com o "nós". Sigamos em frente...!
ExcluirGirlayne, é muito bom ter um blog comunitário, textos maravilhosos como o seu enriquecem o espaço. Lindo demais e fortalece a teia. Obrigada.Bjs
ExcluirMariza, você simplesmente nos estimula a dividir a emoção. Um beijo grande.
ExcluirAi, amiga, tantas vezes recomecei... Tantas vezes ouvi Ivan... Obrigada pelo texto! Se precisar, eis-me aqui, testemunha viva de que recomeçar dói, mas vale a pena. Beijos pra você.
ResponderExcluirAlôoo... o meu recomeçar não é esse que você está pensando, até porque é começar de novo - o novo. Só usei mensagem porque gosto muito do "contar comigo". De qualquer forma obrigada pela força!!!
ExcluirOlá!!Gostei muito daqui,tendo tempo com certeza venho ler seus textos que são ótimos.Em um dos cursos que fiz,um autor de livros,não lembro o nome dele agora,disse o seguinte:"Todo dia tem que ser um dia novo.Um beijo para todos que todos os dias saem da casca do ovo",acho que é isso:RECOMEÇAR SEMPRE!!!!!Bjss!!
ResponderExcluirObrigada, vou ficar esperando suas visitas com comentários que possam estender e enriquecer os textos, esse espaço é para isso mesmo...construção coletiva. Bjss
ResponderExcluirOi Mariza! Também gosto muito de música e por ela muitas vezes fui e sou movida ... rs... "Viver e não a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz". Depois de muito "começar de novo - o novo", e todos sem que eu os procurasse, sei que nada acontece por acaso, todas as situações nos são apresentadas para que tiremos proveito delas. Todas as pessoas que passam em nossas vidas, chegam para que aprendamos com elas. Não esqueço o dia em que conversamos no CME, uma única conversa que me mostrou a força do seu olhar firme, objetivo e cheio de vontade de crescer ajudando as outras pessoas. Um olhar que me transmitiu e transmite uma sensação acolhedora. Saindo do seu olhar e voltando ao novo ... rs ... para o meu novo novo, tenho muito que aprender, sei que pela experiência aprendi muita coisa, mas também sei que tenho muito mais ainda pela frente. Quando olhamos uma situação por fora, é bem mais fácil encontrarmos o caminho, e é neste sentido que sei que preciso de olhares mais experientes, o seu inclusive. Que tenhamos um novo ano de trabalho, lazer, aprendizado e acima de tudo de muita sabedoria. Bjs
ResponderExcluirOlá minha amiga!!! que bom ter você aqui! Eu fico muito emocionada com suas palavras e tenha a certeza que seu olhar naquele dia foi meu amparo, você me pegou num momento de total fragilidade e soube me acolher. Pessoas como você só ensinam e distribuem saberes. Essa energia que está sendo gerada aqui só pode dar certo, só pode ser uma maneira de ajudar a vida a ser cada vez melhor. Conto com você. Obrigada e bjs...
ExcluirNossa Marisa, que belo conto...um tema contagiante...recomeçar...eu recomeço a cada dia em que abro meus olhos e agradeço a Deus por mais um dia, por minha família linda, pelo meu trabalho e pelos amigos que amo e necessito!Parabéns, bjs.
ResponderExcluirObrigada Monica, é muito bom poder agradecer a Deus por tudo que recebemos. Bjs
ExcluirMuito legal! Devemos sempre recomeçar, tentar novamente, nos levantarmos, etc...
ResponderExcluirÓtima semana!
Beijos
Querida Mariza,
ResponderExcluirFaço uma citação de Allan Kardec, que creio complementar suas colocações sobre o começar de novo de todos nós.
"Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei."
Allan Kardec
Parabéns por sua sabedoria e lindas colocações.
Bjs
Evandro
Evandro, você realmente fechou com chave de ouro esse texto - nosso mestre Allan Kardec fazendo parte desse blog é emoção demais. Obrigada pelo carinho. Bjs
ExcluirComeçar de novo? Sim. Sempre. Afinal nossa vida é marcada pelos recomeços, não é verdade? Mas, contar comigo??? Às vezes. Nem sempre.
ResponderExcluirSabe, Mariza, tem horas que CONTAR COMIGO é muito difícil.Sou limitada, humana, tenho meus defeitos, meus medos, dúvidas, ansiedades, enfim. Nem sempre CONTAR COMIGO é um bom negócio. Daí aprendi a CONTAR COM DEUS... sempre.
Deste então, as coisas ficaram mais fáceis, menos angustiantes, mais leves.
E como é bom poder contar com alguém que nunca vai nos decepcionar, nunca vai nos magoar, sempre vai nos consolar e nos alegrar!!! Nem nós somos capazes disso conosco...
Assim como você, também gosto dessa música, porém se me permitem
(você e o Ivan Lins, claro...rs) gostaria de poder trocar o "e contar comigo" por "e contar com Deus".
Fica aí meu depoimento. Me senti muito à vontade em compartilhá-lo com você.
Grande abraço.
Você está certa Adriana, ai de nós se não contarmos com Nosso Pai!!! Quando falo em contar comigo, não esquecendo Deus tampouco a sua presença real em minha vida. Pode ter certeza que sem Ele o "comigo" nem existiria. Um beijo e obrigada.
Excluir