sexta-feira, 23 de março de 2012

Espelho

   Quando resolvi criar este Blog minha intenção era a de escrever sobre as coisas que acredito e penso para, através das leituras dos amigos, trocar as idéias e reflexões que surgissem a partir dos comentários. Tem sido muito legal, ser lida e ter um retorno registrado ou comentado pessoalmente sobre as questões que abordo. Troca - esta é a palavra!  Estou aqui sentada, teclando as letras e transformando-as em frases que vão tornando legível os meus pensamentos. Outros que as recebem, devolvem os seus, imersos nos seus valores. Energia que vai e vem. Reforço vital de neurônios, corações e emoções.
   Hoje, descobri uma outra forma de trocar, por uma incrível coincidência, se é que elas existem. Estava conversando com uma grande amiga no trabalho -  Mara Marques,  que me falou com seu jeito meigo e sincero que eu deveria estar me olhando mais no espelho. Sua intenção era  elogiar minha aparência e, disse  todas essas coisas que nós mulheres gostamos de ouvir, principalmente quando acreditamos na amiga emissora da mensagem. 
   Olhando no espelho...ri e ela não entendeu, ri ao descobrir que o  título escolhido na noite anterior para a minha próxima postagem, invadiu nossa conversa, sutilmente tomou espaço e foi se apresentando. Foi aí que inverti o processo, parti das nossas reflexões, eu e Mara pensamos juntas esse texto.
   Confesso que quando escrevi a palavra ESPELHO pensei exatamente no momento reflexo. Visualizei a  imagem apresentada, às vezes irreconhecível a nós mesmas. Nas marcas da idade não observadas pela correria do dia a dia, quando o tempo escasso não nos permite ficar na frente de um. De repente se descobrem linhas fincadas,  gritando que o tempo passa.  Lembrei que já encontrei cravos escondidos dos olhos que não se fixam, talvez por não querer ver, ou quem sabe por já saber o que vou encontrar, quem está ali no momento do reflexo. Olho de novo, me reconheço de acordo com o olhar que lanço, com a minha expectativa, fico imaginando se é essa a imagem que as pessoas têm da minha figura. Imagem estampada e não sentida, reflexo de contornos e cores mas sem cheiro, quase que sem vida.
   Mara me ajuda e lembra que somos reflexos, somos espelhos. Isso mesmo, concordo imediatamente. Lembrando os pequenos imitadores que temos em casa, filhos que sem perceber perpetuam nossos gestos, maneira de falar, trejeitos, mesmo que mantenham sua identidade. Filhos que agem na vida através do reflexo do que somos. Lamentavelmente, alguns são obrigados a negar a imagem, por não considerarem as atitudes dos pais como positivas. Por isso, precisamos cuidar desse ser  espelho na nossa família, para podermos refletir belas imagens. Difícil tarefa de não quebrar, não apresentar ranhuras ou rachaduras que possam vir a distorcer a figura, tipo espelho de parque, aquele que engorda ou emagrece. Ficamos tortos, pequenos, não somos nós mesmos.
   Seguindo essa linha de protagonistas de vidas, não posso deixar de pensar também no professor espelho, refletindo através do seu trabalho a alegria de se ter conhecimento. Espelhos tão nítidos para os pequenos que ingressam na escola. O mais interessante é perceber que quando esses alunos vão se tornando adolescentes, seus professores espelhos vão desfocando e embassando como aquele do banheiro após um banho quente.  Quantos professores, jovens espelhos estão precisando que seja passada a toalha, fazendo retornar a imagem clara do ser adulto.  Quantos professores podendo ser referência e apoio.  Sem entender que esses jovens alunos,  só querem  parar em frente e se arrumar, se arrumar para a vida.
   Mara e eu tivemos uma conversa curta, daquelas da hora do cafezinho mas, como valeu a pena! Nesse momento senti viva a importância da amiga, confiança em se permitir ser ouvida com todos os seus medos e ansiedades presentes no dia a dia.. Troca - esta foi a ação.  Até porque pude ver refletido nos nossos pensamentos as imagens que passamos a enxergar através dos nossos próprios espelhos, só que essas vestidas de emoção, maquiadas com a doação de idéias e penteadas com os valores que se misturaram, e estão aqui, nesse humilde espaço do meu blog.


 

14 comentários:

  1. linda reflexão. Às vezes não nos damos conta do ESPELHO que somos para os nosso alunos e suas famílias...

    ResponderExcluir
  2. Como sempre Mariza sábias palavras,concordo com você acho que muitos professores deveriam se sentirem como espelhos, pois assim poderiam contribuir dentro e fora da sala de aula, para a conscientização de cidadania dos seus alunos, que na maioria das vezes entram e saem da escola do mesmo jeito que chegaram.

    ResponderExcluir
  3. É isto, amiga. Prioridade exercitar esse olhar, ou olharemos o objeto sem enxergar o essencial. Gostei! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Como é importante o reflexo, como passamos nossas prioridades, nossa ética... Valeu o texto.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, lembra de uma dinâmica que nós fazíamos na época da AIDS com o espelho? Não lembro bem da frase; mais ou menos assim tinha uma foto de um casal jovem e "acho que todos podem ter AIDS até... abra caixa e você la dentro tinha um espelho" na época nós queríamos impactar e levar a reflexão. Quando vi o nome do artigo ESPELHO pensei que a vida de todas as mulheres se repetem como estivessemos sempre na frente do espelho.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Mariza. Mais uma vez você procurou manifestar a todos,a luz interior que vibra em você através dessa linda reflexão.

    ResponderExcluir
  7. Suas palavras são um alerta,mas também são uma boa reflexão.Eu que estou saindo de uma crise nervosa, sinto que o meu espelho está meio rachadinho, precisando ser colado com uma super bond poderosa.Mas mesmo assim não posso deixar de perceber nas suas palavras que o meu espelho rachadinho hoje, um dia estava inteiro porque foi feito de muitas imagens boas e que ficarão para sempre no meu coração e na minha memória.Um beijo e obrigada pelas palavras de otimismo e amor.
    Beijo
    Rosana Andreia

    ResponderExcluir
  8. Bela reflexão.seu otimismo ainda me faz acreditar que estamos no camiho certo,como acreditar sempre
    Beijo grande,do tamanho de seu coração

    ResponderExcluir
  9. Sempre enriquecendo nossas vidas com suas sábias e lindas reflexões. Realmente algumas ações passam despercebidas para nós, mas as vezes são indispensáveis e marcam a vida do outro.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Como sempre vc nos levando a refletir sobre nós mesmos! Precisamos nos olhar mais vezes através do espelho da vida e dá aquele retoque, simples, mas que faz toda diferença! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  11. Seus textos como sempre maravilhosos nos levando a refletir e desejar que posamos refletir uma boa imagem aqueles que estão a nossa volta.Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  12. É isso amiga. É muito importante termos essa vizualização, essa reflexão, para que através dela possamos manter o que deve ser mantido, modificar o que precisa ser modificado e alcançar o que está faltando para compor o "nosso melhor visual", que algumas vezes serve de imagem para muitas pessoas. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Mariza! Assim como você, Mara já me falou coisas interessantes em momentos que me pareceu o famoso inexistente "por acaso". Penso que o espelho, além de mostrar tudo que você descreveu, também nos oportuniza a ver em que aspectos precisamos melhorar, mesmo que estes sejam invisíveis aos outros olhares. Bjs. Uma excelente semana!!

    ResponderExcluir