quarta-feira, 7 de março de 2012

Ser Mulher....Sou Mulher!




Esse é um tema que mexe muito comigo!!!
 Não digo isso,  só pela minha condição feminina, mas por tudo que fui aprendendo, assimilando e deixando crescer dentro de mim  sobre o SER MULHER. 
Histórias loucas de luta e avanços a passos leves, atropelados, disfarçados,  tentando não acordar os que dormem pesado.
Penso que o mais importante é poder reconhecer  todas as minhas contradições e, apesar delas ser feliz. Vivencio uma história de dúvidas e mesmo assim,  invisto nos sonhos que borbulham e de repente explodem como caminhos que não tem mais como deixar de trilhar.
 Sei que sou uma pessoa repleta  de incertezas, por isso vivencio momentos de  alegrias e tristezas. Muitas vezes me dou conta do meu autoritarismo outras da minha submissão, controvérsias da vida em vida. Sinto tudo e nada, sou poderosa e fraca, assumindo todos os personagens cobrados pela rotina do dia a dia. Lavo louça, escrevo texto. Viro criança, me sinto velha. Olho no espelho, não quero me ver. Preciso enxergar as marcas com prazer, transformá-las em lições.
Gosto de abraçar as pessoas, marcar ponto, marcar tempo, marcar passo. Sou capaz de desmoronar com a cena da novela e dizer aos filhos pra serem fortes, pois o amanhã será melhor.  
Eternizo meu grande amor, namoro, possuo, peço perdão, perdoo, simplesmente amo.
Percebo as tantas  forças que existem dentro da mulher, às vezes penso que as fraquezas mergulham e só saem do fundo para buscar ar, para provar que somos humanas. Humanas como os homens, seres da mesma raça, com a mesma formação e informação no meio do todo.  Por vezes tolos. Sentimos as dores como qualquer homem, não as do parto, essas são nossas, só nossas. Mesmo assim, as desejamos, pois nos trazem a imaculada maternidade.
Divididas e multiplicadas, quando somos invejosas, malcriadas, ironicas, debochadas, as famosas mal amadas. Quantas verdades, quantas mentiras. Construção de vida, reconstrução. Amizades queridas, outras feridas, melhores amigas se vão. Outras continuam e vão continuar sempre a existir, através dos telefones, dos emails, dos faces. Queridas, calorosas, amigas saudosas.
Me vejo aqui, com minhas reflexões e intenções de descobrir o ser mulher, poderia utilizar muitas palavras do meu vocabulário, ou mesmo desconhecidas. Mil facetas, confusões, erros, acertos, desistências. Vida em abundância, em relutância por aquilo que não se quer mais. Ser mulher fraca, frágil, cega, aquela que se nega. Nega a vida, a oportunidade por estar ferida. Precisa levantar, acordar, descobrir o novo ar. Descobrir-se enquanto mulher, sem se cobrar. Razão e emoção, emoção e razão, a ordem já não me importa mais, descobri o quanto sou importante -
 SOU MULHER - isso já me satisfaz!!!

8 comentários:

  1. É Mariza, eis o turbilhão que se resume numa palavra: MULHER. Que bom que somos do sexo feminino! Que bom que vc nos descreve neste texto-turbilhão! Obrigada pela homenagem: me sinto em cada parágrafo, em palavras como confusão, dor, dúvida, mas, sobretudo, amizade. Parabés pra vc também!

    ResponderExcluir
  2. Se todas mulheres pudessem dizer como você:"Sou Mulher-isso me satisfaz!!! Seria maravilhoso! Eu tenho orgulho e me orgulho de todas que lutaram pra que hoje eu possa ser quem sou. Obrigada pelo seu texto Lindo!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez, parabéns! Belíssimo texto!
    As contradições do ser Mulher... As marcas da nossa história...
    São tantas as reflexões que você nos deixa nesse texto poético!
    Enfim, parabéns a nós, MULHERES!!!!

    ResponderExcluir
  4. Desculpe-me, mas, neste momento, neste exato momento, se você me permite e os seus leitores-amigos, irei me despir neste seu maravilhoso espaço. Você pode até dizer: _Com essa idade, não há nada de interessante para se ver nessa nudez!
    Mas, por favor, o nudismo é outro. Então, como se estivéssemos numa igreja, peço permissão para dar o meu depoimento e expor a TODAS vocês o meu lado feminino. Prometo a vocês que não vou, agora, falar aquela frasezinha sem vergonha, que todo machista babaca diz. Quero aproveitar esse espaço para dizer, também, que viajei entre os caracteres que a ajudaram a construir o texto. Naveguei por vogais, consoantes, pontuações, palavras e a essência que sustentou tudo isso em nome da MULHER, DO SER MULHER. E quem há de negar a importância de vocês neste mundo? Quem haverá de negar que vocês não sejam imprescindíveis? E mesmo aquele que foi gerado por uma meretriz, não pode negar, desculpe-me, mas o contexto pede, a puta-que-o-pariu, pois no momento que o gerava, não era essa a condição mais importante e sim o SER MULHER, SER MÃE.
    Não nego a MULHER que trago comigo durante esse meu cinquentenário e pouquinhos anos de vida e que faço, orgulhosamente, questão de carregar até o meu derradeiro suspiro e que me ensinou a respeitar e amar esse ser maravilhoso. Não que eu quisesse ser mulher. Confesso que não teria competência suficiente para aguentar todos os trancos, que vocês aguentam neste mundo machista. Mais uma vez, desculpe-me, mas se eu tivesse nascido MULHER a minha orientação sexual me levaria a amá-las como as amo na minha, também orgulhosamente, condição heterossexual. Pronto, acabei dizendo aquela frasezinha sem vergonha.
    Então é isso: a mulher que trago comigo, você sabe muito bem a relação que ainda tenho com ela, é aquela que me carregou no ventre durante 9 meses. E quando você, no cômputo geral, fala da mulher guerreira que você é (e eu concordo em gênero, número e grau), lembro da mulher guerreira que foi minha mãe.
    Por isso tudo que rascunhei, digo-lhe o quanto me orgulho de fazer de um grupo de trabalho essencialmente feminino. E você não dimensiona o quanto isso me faz FELIZ... tipo pinto no lixo!
    Mais uma vez, parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  5. Ops... último §: (...) digo-lhe o quanto me orgulho de fazer PARTE (...)

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por sua homeagem!!!Homenagem a nós mulheres guerreiras que a cada dia conquistamos nosso espaço.E parabéns por vc ser essa MULHER,MÃE,AMIGA, de coração aberto que podemos sempre contar!!!

    ResponderExcluir
  7. Por ontem, por hoje, por amanhã... partabéns Mariza, por ser este belo e fiel modelo da guerreira mulher brasileira.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por mais esse texto lindo, verdadeiro, simples, que toca no fundo da alma e nos faz refletir em cima dessas belas palavras... Obrigada! Que você seja sempre abençoada! Beijossssss

    ResponderExcluir