domingo, 15 de abril de 2012

Só...

Palavra tão pequena que envolve coisas tão grandes. Não sei direito a sua origem - de vez em quando gosto de estudar as origens, mas dessa vez não vou buscar os diversos significados deste monossílabo.  Até porque estamos sempre utilizando ou vivenciando situações na nossa vida que necessitam do seu uso.
Não pretendo seguir uma linha depressiva,  pelo contrário, minha intenção é reflexiva. O estar em determinados momentos é muito mais prazeroso, vale lembrar o velho ditado: "antes do que mal acompanhado". Quando se está com seus pensamentos, podemos pensar sobre o ser eu. Redescobrir nossos medos e coragens, redefinir nossos caminhos, redesenhar nossos sonhos.
Vocês podem estar me questionando: mas nós vivemos em grupos?!  Claro, nossas rotinas são permeadas por ritos sociais, coletivos. Por isso não podemos esquecer que estamos sempre esbarrando com nossas necessidades de apoio e ajuda, de uma palavra amiga. Nesses momentos podemos ser considerados únicos e especiais, não mais uma pessoa, fazemos a diferença. Ser uma das pessoas que contribuem para o avançar do outro. Para que iso realmente aconteça, precisamos ser o tipo de gente que quer ser feliz e ver o outro também feliz. Não exercitar o jogo do olho por olho.
Também tem o do " porque..." quando tentamos justificar o injustificável. Expressão que ameniza as nossas culpas. Resposta para apontar nos outros e nas situações as razões daquilo que fizemos e que não é ético. Geralmente são as crianças que mais utilizam. Estão aprendendo e sendo educadas para a vida. O perigo é perceber que alguns adultos,  esquecem que cresceram e continuam  a utilizar esse recurso. Defendem-se atacando.
Lembrei de mais um só, esse chega ser cruel! " por isso...  Parece com o termo do parágrafo anterior mas, observando bem vamos ver a diferença. O problema existe a partir do momento em que o "isso" é uma coisa de valor e importante, para uma pessoa. Desdenhamos e desvalorizamos atitudes e emoções. Sei que também fere a ética, penso que fere muito mais, pois fere as pessoas.  Pensar que o sentimento do outro não tem sentido, ficar triste ou alegre, com raiva ou tranquilo, magoado ou indiferente... por isso?
Ainda tem o do único. Vamos ver o que nos interessa... Dando a idéia que existe unidade no plural, verdades absolutas. Desconsiderando variedade de pensamentos, direito de diferenciar-se, liberdade de escolhas e linhas de conduta. Como se não pudessemos sonhar, acreditar no nosso sonho e colocá-lo em prática. Ter uma utopia, transformá-la em vida ativa. Ver acontecer o que se pensou, mesmo que não atenda aos anseios de todos. Aliás, sei que é impossível ser unânime. podemos ter a certeza de que nossas verdades são importantes, quando elas transformam outras verdades, trazendo mudanças positivas para as pessoas. Descobrimos que assim a  vida passa a ter sentido.
Sou minha primeira leitora e depois de tantas palavras e pensamentos gerados a partir de uma pequena palavra, me sinto aliviada por ter a oportunidade de escrever sobre algumas coisas que me incomodaram essa semana.  Agradeço pela parceria na leitura mas, por hoje é só...


 

8 comentários:

  1. Muito boa essa reflexão ...realmente estamos só no que acreditamos.
    às vezes por uma palavra a nós endereçada,´nos sentimos só.Às vezes duvidamos ayé sobre nós,n~so?
    Bom domingo
    Iracy

    ResponderExcluir
  2. Bom texto, Mariza! Foi parceiro nesta noite de insônia...
    Estou com saudades...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto. O só, depois de muitos "sós" que me deprimiram por alguns anos, passou a ser um companheiro para que eu reflita sobre o que quero, como quero e como as outras pessoas são colocadas por mim neste contexto. É o momento perfeito para percebermos que a frase "antes só do que mal acompanhado" não se encaixa em nossas vidas, sendo nós a nossa má companhia. Penso que a partir deste momento somos mais tolerantes com as diferenças e aceitamos que muitas vezes criamos situações que nos fazem ficar sós, mesmo que não tenhamos querido. Enfim, "viver é uma arte" e neste grande espetáculo nossos papéis são alterados durante a apresentação por nós mesmos, basta que tenhamos percepção para aceitar que o protagonista principal nos observa a cada instante e que todos nós somos os coadjuvantes. E por hoje é só ... só o início de mais uma semana abençoada! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Diante de tanta sabedoria, SÓ tenho a agradecer a Deus pelo prazer e honra de tê-la como AMIGA.
    Bjs
    Evandro

    ResponderExcluir
  5. "Só hoje"Jota Quest. Amei o texto Mariza! Belíssimo!Bjs.

    ResponderExcluir
  6. É, Mariza tantas reflexões sobre o SÓ!!!! Estou no momento do " eu só quero é ser feliz..." Grande beijo pra você.

    ResponderExcluir
  7. Achei bem legal o tema que você escolheu pra hoje que é um dia tão importante pro eu só e pro eu junto. E seguindo a linha das colegas resolvi escolher uma canção do Gil que sempre gostei muito:

    Preciso Aprender a Só Ser
    Gilberto Gil

    Sabe, gente.
    É tanta coisa pra gente saber.
    O que cantar, como andar, onde ir.
    O que dizer, o que calar, a quem querer.

    Sabe, gente.
    É tanta coisa que eu fico sem jeito.
    Sou eu sozinho e esse nó no peito.
    Já desfeito em lágrimas que eu luto pra esconder.

    Sabe, gente.
    Eu sei que no fundo o problema é só da gente.
    E só do coração dizer não, quando a mente.
    Tenta nos levar pra casa do sofrer.

    E quando escutar um samba-canção.
    Assim como: "Eu preciso aprender a ser só".
    Reagir e ouvir o coração responder:
    "Eu preciso aprender a só ser."

    ResponderExcluir
  8. É preciso saber valorizar o só...ele sempre tem alguma coisa a nos ensinar!!
    Só tenho a agradecer pela leitura!
    Abraços,
    Madelaine

    ResponderExcluir