quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Muito prazer...Sophia



Levei algum tempo para estar aqui, na verdade quase um mês. Poderia dizer que foi o corre corre dos últimos dias mas, não vou inventar desculpas. Já escrevi para minhas netas e, de certa forma as palavras chegavam e formavam exatamente na mensagem o que eu sentia e queria passar para as pessoas. Dessa vez foi diferente. Na saída da sala de parto o pediatra gritou: avisa à avó que a cópia da Ágatha nasceu! Olhei para aquela menina e induzida pela fala tentei identificar as caracteristicas que iriam facilitar o aprendizado de lidar com ela. Ficamos no quarto, a noite foi longa - ela marcou sua chegada! Confiei no meu currículo de avó e achei que já sabia tudo. Não, me enganei...ela não é cópia, é original. Original e única com a sua pele rosada e seus cabelos castanhos, uma boca desenhada pelos anjos.  Apesar do tamanho e peso tem dedos longos contradizendo a impressão de fragilidade. Uma menina que saiu em poucos dias da sua condição de recém nascida e já apresenta-se como um bebê robusto e cheio de vida,  revelando sua força. Olhar desconfiado, olha de lado,  como se quisesse dizer - estou só te observando, descobrindo quem você é...descobrindo o que você tem de bom para me oferecer, o que você pode me ensinar sobre esse mundo que é tão grande.
Sabe exigir o que quer - fome, desconforto, dor - ela não permite que  façam parte da sua adaptação ao mundo. Tem força, se estica e abre os braços como quem vai dar um grande abraço na vida que se inicia.  Meu amor de "vó" vai sendo alimentado a cada banho. Ela sabe aproveitar o momento de conforto e prazer, a água batendo e refrescando a nossa conversa. Um gemido aqui, uma canção ali, uma batida com a perna que agora já não me dá medo  segurar. Gosto de observar o seu sono, sorri muito, fico imaginando o que está sonhando, como esse pensamento está se formando na sua mente. É um sorriso solto, gostoso, leve e verdadeiro. Linda, linda, linda...mesmo quando tenta caber nas roupas que deveriam enfeitar, mas sobra espaço. Uma menina que chegou para marcar com a sua presença a vida de todos nós, trazendo o aprendizado da partilha e provando o quanto podemos multiplicar nosso amor. Marcando seu espaço e seu lugar na sua família, completando a história das pessoas como num jogo de quebra cabeças. Era a peça que faltava para completar o tabuleiro.  Não dá mais para imaginar aquela casa sem a sua presença. Ela veio no momento certo, na hora devida para dizer a todos que a vida é isso - uma renovação surpreendente.  Agradeço a Deus pela oportunidade de estar vendo meus frutos, os verdadeiros frutos. E ela poderosa e altiva, com sua sabedoria e sensibilidade já se apresenta, já faz presença - Sophia, muito prazer em recebê-la em nossas vidas, muito prazer em ser parte da sua vida.

5 comentários:

  1. Como não poderia deixar de ser, um texto lindo, emocionado e que emociona quem lê! Procurei um exagero em cada descrição, mas confesso que nada encontrei. Olhei para a foto e fiquei ali olhando pra Sophia por longos minutos... extasiada... ela é realmente linda e sei que pessoalmente deve ser tudo isso descrito pela vovó coruja (e com toda razão) e muito mais! Que Deus a abençoe e também toda a sua família. A chegada de uma criança ao mundo é mesmo uma prova de que Deus, em sua tamanha generosidade, ainda acredita pra caramba na humanidade! Eu creio! Beijos e saudades, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, seu comentário é muito importante pois sei que escreve com sinceridade e carinho. Nosso encontro na vida foi uma marca forte nas nossas histórias. Bjs

      Excluir
  2. Bem-vinda, Sophia, você não imagina a avó que tem!
    Parabéns, Mariza, pela netinha maravilhosa - geração abençoada, esta! - e pelo texto comovente. Senti tudo o que você escreveu, relembrei Antônio nos meus braços, nas esticadas de pernas, nas roupas sobrando. Eis a vida! Resta-nos dar graças a Deus! :)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela sensibilidade e pela profundidade nos sentimentos.
    Com certeza, ao esse texto um dia, sua neta se emocionará.

    ResponderExcluir
  4. Mariza, a pequena Sophia, com certeza, é privilegiada por ter uma vó tão atuante e envolvida com a educação. Deus abençoe você, sua família e em especial a SOPHIA. Parabéns por mais este presente DIVINO. Bjs.

    ResponderExcluir