domingo, 26 de fevereiro de 2012

Arte na avenida, arte na vida...


   Dei um tempo no blog! Tempo de carnaval e  pós carnaval, semana onde nos organizamos em dois dias e tentamos colocar em ordem toda a bagunça da folia. Na verdade minha folia não foi aquela tradicional, blocos e fantasias ficaram por conta das imagens televisivas mas, foi bom. Delirei com as escolas de samba, façanha maravilhosa de transformar sonhos em fantasias e alegorias. Fico impressionada com o poder criativo das pessoas -  desenhar idéias que se transformam em alas e carros gigantescos, coloridos e fantásticos. Histórias e enredos sendo contados e cantados com alegria e emoção. Choro e riso se misturam nos rostos de famosos e anônimos e todos se tornam iguais. Expressões de orgulho ao bater no peito, no ritmo da bateria, olhos brilhantes e vibrantes ao encarar o público que é pescado pela rede do encanto, lançada por diversas mãos.  Momentos únicos que fortalecem e restabelecem o oxigênio para o resto do ano. Personagens e personalidades que se tornam popular, ganham o domínio público e suas histórias são lançadas e reescritas pelo povo. Vida e arte na avenida.
   Arte na nossa vida. Como precisamos disso! Viver com arte e cor, sonhos e fantasias, histórias e enredos que provocam risos e choros. Bater no nosso peito e vibrar com olhos brilhantes a cada conquista. Conquista de sonhos, conquista de novas realidades. Transformar a matéria prima em produtos nunca antes imaginados. Criar, criar com ação. Criar, criar com emoção.
   Fiquei pensando: escola de samba...escola?!  Seria essa a escola tão desejada? Poderíamos experimentar todas essas emoções em uma de nossas escolas? Ah, como seria bom utilizar nossa criatividade e levar nossas turmas como se fossem alas, todos envolvidos e engajados, seguindo no ritmo e entendendo que o grupo é que faz o bonito acontecer. Diretores de bateria como professores da autoconfiança, da determinação, da vontade de vencer os limites. A harmonia sendo cuidada por vários líderes,  para não deixar a escola perder pontos. A comissão de frente, aquela que tem a responsabilidade de apresentar a escola de forma simpática e impactante, representada por todos os funcionários que trabalham nos portões, pátios, secretarias, corredores, cozinhas e refeitórios, transmitindo segurança, tranquilidade, acolhimento e principalmente credibilidade. Diretores das escolas trabalhando com a mesma empolgação dos puxadores do samba, voz forte, poderosa porém, mesmo se expressando com melodia, refletindo a força para levar a escola para frente. Equipes desenhando idéias através dos projetos pedagógicos, criando novas histórias, transformando iguais em famosos. Encantando as comunidades, batendo no peito o compromisso com as famílias, oxigenando vidas. Reescrevendo enredos, bailando com os mestres das salas que no dia a dia buscam as parcerias perfeitas com as portas bandeiras da coordenação.
Ficou muito louco isso? Acho que não... Pois lembrei do final do desfile, da corrida para passar no portão da dispersão dentro do tempo estipulado. Lembrei da corrida para passar de ano, das recuperações e dos tempos de estudo quase esgotados. Só que lá, na passarela do samba, a festa vibrante, a comemoração só acontece quando todos conseguem ultrapassar o portão.
   Continuo no meu delírio, nessa viagem através das minhas fantasias, delírio colorido e fantástico, quem sabe assim, lanço minha rede tentando pescar outros sonhadores, encantar com minhas palavras, e assim  meu sonho possa ser transformado na grande arte da vida e não só da avenida.



10 comentários:

  1. Mariza: Você é fantástica!
    Esse texto ficou maravilhoso e merecia ser publicado em jornais, para que outros tivessem acesso. A sua maneira criativa e repleta de sensibilidade se refletem na harmonia com que se coloca em cada trecho. Parabéns!!!
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Mariza, seu texto é muito bom!!! Conseguiu com maestria traçar o parelelo da nossa realidade escolar com o samba. Conte comigo para transformar o sonho na grande arte da vida. Ceiça.

    ResponderExcluir
  3. A escola poderia ser e pode ser encantadora, fascinante,se nela também todos atuarem apaixonados e comprometidos com o sucesso. A emoção pode fazer isso...
    Você não sonha sozinha!! Muitos há que deliram e fantasiam da mesma forma...e é por isso que vemos tantas escolas fazendo brilhar a educação na avenida...
    Quem sabe um dia seremos TODOS a passar por essa avenida?!!
    Parabéns pelo texto, Mariza!! Um abraço,
    Madelaine Pinheiro

    ResponderExcluir
  4. Mariza:Você é realmente máxima!
    Excelente analogia poética.
    Obrigada, pela oportunidade de reflexão que nos traz sempre com suas crônicas.
    Se faz urgente, compreendermos que nós podemos efetivamente construir uma escola criativa,harmônica,alegre...possível!
    Aqui vai o meu generoso e inspirador abraço.
    Máxima

    ResponderExcluir
  5. Minha "chefinha" querida! Você se superou nesse texto! Incrível comparação! Puxa... se nos dedicarmos, há de chegar o dia em que iremos ultrapassar os portões da dispersão todos juntos, harmonicamente, dentro do prazo estipulado! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Mariza: Parabéns pelo excelente texto, você como sempre nos proporciona palavras encantadoras e envolventes.Lendo seus textos me encanto cada vez mais com o ambiente escolar,obrigada pela viagem !!!!

    ResponderExcluir
  7. É isso aí, amiga! Vale o sonho, porque é por ele que a realidade começa a acontecer... Tudo é possível. "Bora" lá, levantar essa galera que por enquanto está só na arquibancada. Se me chamar, eu vou contigo!

    ResponderExcluir
  8. Mariza, concordo com tudo o que as colegas postaram sobre seu texto, simplesmente espetacular. Ai de nós, se não fossem nossos sonhos...a utopia...bjs

    ResponderExcluir
  9. Não é que eu não tenha criatividade para produzir um texto-resposta, um comentário, um, quem sabe, "_caraca, amiga, você arrebentou"! Sinto, que qualquer texto que produza, não será fiel exatamente a aquilo que senti, quando acabei de ler o seu texto maravilhoso. Na verdade, enquanto estava lendo. Na medida em que absorvia cada detalhe-essência, alguma coisa ia se manifestando e manifestando os meus neurônios (alguns poucos em função da idade, talvez!), encaminhando o meu pensamento para um 'autor', longe de qualquer suspeita literária, que escreveu essa tal resposta, que eu gostaria de ter escrito para você, para esse texto. Aí, Caetano Veloso se antecipou a mim na resposta e até a você e ao seu texto (esse safadinho sempre fez isso!). Então, se você me permite, aqui vai a minha resposta ao seu texto nas palavras-composição de Caetano Veloso;

    É Hoje
    Caetano Veloso

    A minha alegria atravessou o mar
    E ancorou na passarela
    Fez um desembarque fascinante
    No maior show da terra
    Será que eu serei o dono dessa festa
    Um rei
    No meio de uma gente tão modesta
    Eu vim descendo a serra
    Cheio de euforia para desfilar
    O mundo inteiro espera
    Hoje é dia do riso chorar
    Levei o meu samba pra mãe de santo rezar

    BIS Contra o mal olhado eu carrego meu patuá
    Eu levei !
    Acredito
    Acredito ser o mais valente, nessa luta do rochedo com o mar
    E com o ar!
    É hoje o dia da alegria
    E a tristeza, nem pode pensar em chegar
    Diga espelho meu!
    Diga espelho meu
    Se há na avenida alguém mais feliz que eu
    Diga espelho meu
    Se há na avenida alguém mais feliz que eu.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. É Mariza o sonho é o que nos move a viver, pois quando deixamos de sonhar a vida deixa de valer a pena.E na esfera da educação precisamos sonhar e entusiasmar quem esta a nossa volta.
    Parabéns!! E obrigada por suas reflexões.
    Bjs.

    ResponderExcluir