sábado, 11 de fevereiro de 2012

Oportunidades...


Ufa! Esta semana foi agitada. Pensei que não conseguisse dar conta, graças a Deus tudo terminou bem. Deu certo, em algumas situações melhor até do que era previsto. Mas, é assim mesmo, somos metidas a super heróis.  Vivemos correndo na frente do carro tempo, tentando fazer com que ele não pegue a gente. Pensamos em como vamos dar conta de tudo que organizamos na agenda da vida, isso porque, na maioria das vezes somos até abusadas, fazemos uma lista já sabendo que não vamos conseguir e aí... nos cobramos. No final nos viramos em mil e conseguimos, aos trancos e barrancos. Sobrevivemos a uma avalanche de responsabilidades e precisamos do apoio dos companheiros dessa viagem chamada vida.
O melhor saldo foi o de viver momentos únicos, experiências que fortaleceram a minha história. Enfrentei desafios, situações novas que me ajudaram a renovar o espírito, fortalecer a alma. Hoje posso até fazer um apanhado mental e declarar que recebi presentes em forma de oportunidades.
Fui olhar no Mestre Google - adoro descobrir a origem das palavras, e encontrei uma definição assim: “oportunidade”  que vem do Latim OPPORTUNUS, “favorável, adequado, desejável”, originalmente OB PORTUS, “para o porto”, o que muitas vezes era mais que necessário em tempos de navegação precária. Caramba, pensei, navegação precária... como isso dizia respeito a mim, a todos os acontecimentos quentes da semana. Tentar chegar a um porto, mesmo com a navegação precária...Claro, esse porto só poderia ser o  momento de estanque, de calmaria. No entanto, chegar lá mesmo com a navegação precária, era desejável e adequado e favorecido pelas circunstâncias. Isso era oportunidade. Foi isso sim que vivi esta semana – OPORTUNIDADES.
Chances de reforçar meus valores e resignificar minha vida. Fazer acontecer e não só discursar que é possível amar como se não houvesse amanhã, lindo isso na voz do nosso querido Russo mas, na prática todos nós sabemos como é difícil o exercício da doação. Chance de exercitar vida e amor, com todos os riscos e possibilidades do acerto erro. Crença no poder da solidariedade, da tolerância e da proposta de se colocar no lugar do outro.
Por tudo isso não dá para passar uma semana agitada assim, sem viver com nossos medos, mesmo que esses medos sejam organizados em forma de couraça que, nos defende daquilo que não damos conta, não sabemos administrar, não permitimos que exponha nossas fraquezas  ao mundo. Medos que fortalecem! Possibilitando o enfrentamento e o seguir adiante.   Ao contrário do que muitos pensam, mesmo que esses medos existam, eles  podem nos impulsionar para frente, seguir adiante, quando a curiorisade do que  virá depois se torna mais forte do que o freio.
Foi uma semana incrível, daquelas que parecem que envelhecemos alguns anos. Só posso agradecer a Deus a  sorte de compartilhar as histórias das pessoas que encontrei e, em alguns momentos permitir com que me sentisse como mais uma pessoa a  contribuir para a revisão dos capítulos que foram apresentados. Fortalecendo as esperanças do dar certo, as esperanças do viver mais feliz, as esperanças no próprio viver.
A oportunidade de exercitar a minha fé na vida, minha fé nas pessoas que passaram a fazer parte da minha  vida.


36 comentários:

  1. Deus leu todas as suas palavras, Mariza. E não foi depois que você as escreveu, não. Foi quando a inspirou a fazê-lo. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Karla, espero que Deus esteja tocando nas pessoas que estão lendo. Bjs

      Excluir
  2. Eis as palavras de quem se digna a aprender: "... oportunidade de exercitar minha fé na vida, minha fé nas pessoas que passaram a fazer parte da minha vida." Que Deus a inspire cada vez mais a ser instrumento do bem para quem necessita! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, você me ilumina mas tenha certeza que meu desejo é ser um instrumento de aprendizagem e tomara que sirva também de "ensinagem" rs rs rs Bjs

      Excluir
  3. Mariza suas palavras me fizeram refletir sobre todos os acontecimentos da semana,quantas incertezas,quantos medos, mas temos que enfrentá-los e não deixar de aproveitar as oportunidades que vão surgindo e delineando novos caminhos.Obrigada por tudo, tenho aprendido muito com você!bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora, fico feliz em poder ter contribuido para a sua reflexão da semana. Saiba que muitos caminhos ainda serão delineados na sua vida e espero que você, que é uma Guerreira, tenha muitas alegrias ao segui-los.Bjs

      Excluir
  4. Um texto de excência e execelência.Lindo demais.
    Parabéns!
    Ainda vou aprender a escrever como você e Karla,rsrsrs
    bjs e bom domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iracy, você não precisa aprender nada, você é uma mestra na arte de ofertar oportunidades. Bjs

      Excluir
  5. O "e" foi erro de digitação,viu?rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariza, você conseguiu emocionar muita gente com esse texto,heim! Acabo de ler e mais uma vez me encanto com a sabedoria das palavras colocadas no lugar certo. Passei a semana agradecendo a Deus pela oportunidade de viver,de estar ao lado de pessoas como você, que é capaz de nos engrandecer a alma. Ao sair para o trabalho, enfrentei novos desafios e tive a alegria de chegar em casa e me felicitar pela certeza do dever cumprido, e isso não tem preço. Guardo sempre comigo algumas de suas frases, e dessa vez, não puder resistir: "Chances de reforçar meus valores e resignificar minha vida". Essa frase foi a mais significativa pelo momento vivido. Você já pensou em publicar um livro? Você tem o dom de encantar o leitor, assim como Rubem Alves.... Seu coração tem um predicado: É amoroso. E a serenidade compartilhada nos fortalece, nos afaga a alma e nos dá a certeza de quão bela é a vida. Você educa mentes e corações. Obrigada por estar presente em minha vida. Oportunidades como essas são para poucos, e se eu tiver que exercitar sentimentos como esses para não perder a grandeza, estarei a postos. Um grande beijo.

      Excluir
    2. Girlayne, você como sempre carinhosa nas palavras. Eu agradeço a mensagem que me fez lembrar Paulo Freire "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Estamos neste exercício. Bjs

      Excluir
  6. "Ressignificar a vida"... Essa frase tem feito parte do meu dia-a-dia há algum tempo.
    Maravilhoso o texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth que prazer receber seu comentário! Sei o quanto esse texto está inserido na sua vida. Você também está nele, lembra da nossa reunião? Tenho muito orgulho de ter você na minha equipe. Bjs

      Excluir
  7. Sábio é o indivíduo que utiliza os momentos difíceis, a fim de alcançar o sucesso!!! Parabéns pelo texto! Lindíssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Madelaine, nem sempre conseguimos lidar com essa aprendizagem mas, temos de tentar. Bjs

      Excluir
  8. Parabéns por mais essa iniciativa de estar contribuindo positivamente com a educação... Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luiz Felipe, você falou tudo, temos de contribuir positivamente porque o negativo já está muito bem estruturado.

      Excluir
  9. Lindo texto!
    Mariza ter expectativas é que nos faz viver, ir adiante. A esperança é vida no seu mais puro sentido e significado. A esperança que queremos não é a de esperar um bem só para nós,mas a de poder celebrar a vitória da vida para todos e com todos. Assim queremos ser gente de esperança, semeadores de alegrias, plantadores de sonhos... Todos somos eternos aprendizes. Grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nádia, você arrasou, fechou meu texto brilhantemente. Obrigada. Bjs

      Excluir
  10. Mariza, parabéns pelas palavras, e para reforçar, eu sempre digo que Deus só coloca nas nossas mãos o peso que podemos carregar. A partir disso, é claro, abusamos um pouquinho também, afinal de contas, como serem humanos, nos achamos muitas vezes, capazes de nos superarmos. Mas acho bom que sejamos assim. Um beijão e uma semana mais tranquila para compensar a que se foi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arnaldo, na minha caminhada tenho tido o prazer de manter pessoas que antes eram colegas como amigos, você é uma dessas pessoas. Entrou na minha história.

      Excluir
  11. Pois é Mariza, a semana passada foi bem agitada porque vc faz tudo com muita sabedoria e competência, aí é adrenalina pura mesmo!kkk
    Ah...vc não envelheceu nada semana passada, está maravilhosaaaaaaaaaaaa!bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica, estou ouvindo a sua risada nesse comentário. Você é dez! Bjs

      Excluir
  12. Oportunidades estão sempre nos sendo dadas por Deus. Por vezes não as percebemos.
    Este foi um final de semana de aula prática do curso de avó (é que eu tenho feito este curso à distância via internet). E estou recebendo a oportunidade de rever minha maternidade. Meu neto é quase uma cópia do meu filho e por mais que isso seja fantástico também é confuso pois traz todas as emoções à tona. E não pode haver maior oportunidade que esta: ver, rever, fazer e refazer toda uma história, mas sem esquecer que é um novo indivíduo, que já anda e deixa muito claro o que quer e o que NÃO quer.
    Em minha carreira todos os dias recebo novas oportunidades de aprender que não sou auto-suficiente como achava na adolescência (tão distante e tão próxima a adolescência).
    Em meu lar novas oportunidades para exercitar a palavra e principalmente o silêncio (tão difícil o exercício do silêncio).
    Deus é de tão imensa generosidade e paciência conosco que nos presenteia com tantas oportunidades de aprender, crescer, evoluir.
    Com amor: Janaina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaina que lindo! Você tocou num ponto maravilhoso - a voternidade (vai ser texto aqui pode deixar). Obrigada por partilhar comigo essas palavras tão cheias de amor e desprendimento. Bjs

      Excluir
  13. Respostas
    1. Renata, que bom que você gostou. Tenha certeza que você também estava no meu pensamento na hora de colocar essas palavras organizadas que se tornaram um texto. Bjs

      Excluir
  14. Durante algum tempo, não vamos entrar no mérito de dizer quanto para não nos envelhecer, você, silenciosamente, escondeu alguns méritos e, talvez, egoistamente, não os socializou com "as pessoas que passaram a fazer parte da minha vida" e com algumas outras que, mesmo não estando inseridas neste contexto, mesmo que não fizessem parte do seu seleto grupo de amigos, quiçá gostariam de fazer parte da sua vida. Mas, nunca é tarde para tal socialização. Melhor para quem consegue guardar suas pérolas e para quem vai desfrutar das belezas das mesmas, que, neste caso, são os seus leitores. Essas pérolas constituídas de vogais, consoantes, palavras, texto, tem um ingrediente mais apimentado, que poucos conseguem usar, que é a emoção na hora em que abre a concha e faz aparecer aquele produto admirado por muita gente. Conchas abertas, as pérolas vão surgindo paulatinamente. Ainda bem que num 'mar literário' essas conchas são inesgotáveis e suas pérolas imprescindíveis.
    Linda pérola... lindo texto...linda escritora...
    Meus parabéns, MINHA LINDA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chico, meu poeta! Você está me deixando "corada" só essa expressão apontam nosso tempo. rs rs rs Obrigada pelo carinho e respeito. Seu comentário me incentiva e quase que obriga a continuar escrevendo. Bjs

      Excluir
  15. Muitos quando se deparam com uma pedra em seu caminho ficam preocupados com os impedimentos, com as barreiras, com os tropeços. Outros percebem a oportunidade de construir com ela, de lapidá-la, de lançá-la ao alvo. Podemos ver o nosso cotidiano cheio de pedras de tropeço ou cheio de pedras de construção. O dia a dia é cheio de oportunidades, só depende do nosso olhar. Parabéns pela sua sensibilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elida, eu é que estou maravilhada com a sua sensibilidade. Palavras perfeitas complementando meu texto. Obrigada. Bjs

      Excluir
  16. Gosto muito de ler seus textos a noite, antes de dormir, sabia?
    Tenho me identificado com muitos deles e isso acalma a minha alma.
    Esse então...uma delícia de texto!!!
    Li 2x, agora vou dormir...rs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, fiquei na dúvida, você gosta de ler antes de dormir porque dá sono??? rs rs rs Brincadeirinha...Você é um doce de leite e fique a vontade, pode ler 2, 3... Bjs

      Excluir
  17. Ah, deixe-me aproveitar o espaço e agradecer por sua desejável visita no "NIVERÇARU DI MYMY". Ela ficou muito feliz com suas palavras e esses pais babões (e muitas vezes, e como é bom isso, BOBÕES!)também. A gente que trabalha em um ambiente muitas vezes 'despaternalizado', sabe como dói numa criança a ausência paterna e sabemos também, que há muito pai 'presente/ausente'. Quando vejo e leio você falando do seu, me dá vontade de ser um pai como ele. Acredito que eu esteja engatinhando pelo caminho que ele trilhou. Isso me faz muito feliz. Beijos!!!

    ResponderExcluir